O PROJETO


O projeto Ícone Nordestino tem como principal objetivo dar visibilidade à história de cidadãos nordestinos, contando seus desafios e suas vitórias ao longo da vida. Por isso, as pessoas são a base desta ação. Ouvir relatos, entendê-los e fazer com que eles tenham um grande alcance é a nossa missão. Reconhecer o valor de um povo que luta diariamente para superar o preconceito de origem, quando vivem fora do Nordeste, e a despeito disso construíram uma vida de sucesso, é importante para oferecer grandes exemplos para as crianças desta região e deste país.
No universo das artes, literatura e intelectualidade grandes nomes nordestinos já foram reconhecidos como Maria Quitéria, Luiz Gonzaga, Rachel de Queiroz, Ruy Barbosa, Jorge Amado, Caetano Veloso e tantos outros - ainda que tardiamente, depois de terem sofrido preconceitos ao longo de suas carreiras. Mas não é preciso ir longe, ao nosso lado há grandes histórias de familiares ou pessoas próximas que são vitoriosas por terem saído de sua terra de origem, reconstruído suas vidas em um novo estado, sofrido com a xenofobia (preconceito contra quem vem de outro lugar, região ou país) e apesar de tudo, tiveram grandes conquistas e glórias.
Contar essas histórias é um compromisso, e uma dívida, com o nosso país. Mostrar ao nosso povo que há suor e trabalho de nordestinos na construção de cada canto do Brasil é uma forma de agradecer à esses heróis e, combater ativamente a percepção atrasada daqueles que se acham superiores.
Ademais, este projeto se propõe a construir uma rede de fortalecimento mais sólida entre a comunidade nordestina, possibilitando a visibilidade de outras pessoas que passaram por situações semelhantes e que se entendem nesta luta. Levar esses relatos à nossa comunidade é de suma importância se quisermos construir um futuro diferente e um país melhor para as gerações que virão.